4 coisas que você precisa saber sobre jejum intermitente

O jejum intermitente ganhou fama entre influenciadores e blogueiras na internet durante os últimos anos. Esse tipo de dieta chamou a atenção por ser um método eficaz para muita gente na hora de perder peso e também por ser recomendado por autoridades na medicina, como Yoshinori Ohsumi, ganhador do Nobel de Medicina em 2017. 

Apesar de ser um assunto que rende muita discussão, levantamos quatro principais pontos que você precisa saber para entender o jejum intermitente do zero. 

1- Por que ele tem esse nome?

Quando falamos em jejum, falamos sobre a prática de ficar sem comer por um determinado período de tempo. Porém, jejuar não é um hábito novo. Na verdade, ele já é um conhecido nosso de tempos. Nós jejuamos enquanto dormimos, quando temos que fazer alguns tipos de exames ou até durante práticas religiosas.

 

O jejum intermitente leva esse nome porque é organizado a partir de uma intercalação de horas de restrição alimentar com horas de alimentação normal. Esses ciclos viram rotina na vida de quem escolhe essa dieta e explicam o nome “intermitente”. 

jejum intermitente

2- Como o jejum intermitente funciona?

Como já falamos aqui em cima, ele é organizado intercalando longos períodos de jejum (de 12h até 36h) com alguns períodos liberados para a alimentação. Ao passar horas sem comer, o corpo deixa de encontrar glicose e passa a queimar gordura para produzir energia. Desse jeito, o corpo passa a ver a gordura como o principal combustível do corpo. 

 

Como o jejum não é bagunça, os períodos de alimentação devem ser de qualidade, sem ingestão de ultraprocessados, excesso de gorduras ou outros tipos de alimentos que prejudiquem a dieta.

3- Quais são os benefícios?

Apesar do emagrecimento ser um dos benefícios mais comentados, as consequências do jejum intermitente vão muito além da perda de peso. Esse modelo de dieta também dá mais energia ao corpo, melhora as noites de sono, reduz a chance de problemas cardiovasculares e pode até ajudar no rejuvenescimento das células do organismo.

dieta jejum intermitente

4- Posso começar a fazer o jejum intermitente agora?

Essa é uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre esse assunto. Assim como qualquer dieta e mudança na alimentação, antes de começar a fazer o jejum intermitente o certo é consultar profissionais especializados, como nutricionistas e endocrinologistas. 

Como cada organismo é único e cada pessoa tem uma vivência diferente, começar uma dieta sem entender se ela funciona e faz sentido para você pode ser muito arriscado. Por isso, conte com a equipe da Salut para te orientar e te ajudar nessa mudança de hábito. Faça um agendamento online bem aqui. 🙂

One Reply to “4 coisas que você precisa saber sobre jejum intermitente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

This field is required.