3 perguntas e respostas sobre os exames de check-up

Você deve conhecer alguém que diz não ir ao médico por ter medo de “encontrar” alguma doença. Ao contrário do que as pessoas que acreditam nisso pensam, ir ao médico regularmente é, na verdade, o melhor jeito de manter doenças mais longe ou de, pelo menos, reconhecer um problema de saúde antes dele ficar mais sério. 

Essas idas regulares ao consultório para fazer exames e checar como está o seu corpo são chamadas de check-ups ou exames de rotina. Elas podem incluir exames clínicos, laboratoriais e de imagem e devem contar sempre com o acompanhamento de um profissional. 

 

1- Por que fazer check-up?

Uma palavra resume bem a importância do check-up: prevenção. Ir ao médico para realizar os exames de rotina é uma maneira de estar atento ao que está acontecendo com seu corpo e prevenir doenças e complicações. Afinal, quanto mais atenção você dá para o seu organismo, maior é a chance de você detectar algum problema antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem. 
 
Ultrassom no check-up

2- Quais exames fazem parte de um check-up?

Os procedimentos recomendados para uma rotina de check-up dependem muito da idade, do organismo e do estilo de vida de quem procura passar pelos exames. Para um homem de 45 anos o protocolo de exames pode ser bem diferente dos exames exigidos para uma atleta de 25 anos, por exemplo.
Porém, independentemente do perfil do paciente, existem alguns exames que estão presentes em quase todas as consultas de rotina, como o hemograma, glicemia, colesterol, triglicerídeos e a análise de urina, além do ultrassom. 
 

3- Todo mundo precisa fazer um check-up médico?

Já nascemos cheios de exames de rotina marcados para acompanhar os primeiros meses e anos da vida. Com o passar dos anos, por esquecimento ou falta de costume, muita gente deixa de lado a visita a um médico. Porém, a falta desse hábito -principalmente em determinadas idades- pode comprometer a saúde do corpo. 
Para os mais jovens, o check-up é bem-vindo mas não é tão necessário. Já para quem está acima dos quarenta anos, a necessidade de estar em dia com os exames aumenta e deve virar um compromisso anual.
 
Depois de tirar suas dúvidas sobre o check-up médico, já está preparado para marcar o seu? Então, clique aqui para marcar suas consultas e exames com os profissionais da Salut.

Fale com um especialista Salut e tire suas dúvidas sobre check-up!

Das 08h00 às 16h00

WhatsApp
11 94749-4124

Email:
contato@salutsempre.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

This field is required.